segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Indústria naval prepara abertura de 10.300 vagas

Do site Jornal Extra

Um dos principais polos da indústria naval brasileira, o Estado do Rio se prepara para uma nova expansão do setor. De acordo com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, nos próximos dois anos, serão geradas 10.300 vagas em cinco estaleiros na capital, na Região Metropolitana e em cidades do interior.

O secretário da pasta, Julio Bueno, destaca que o pré-sal será o grande criador de novas vagas no setor e que muitas embarcações precisarão ser construídas para atender à demanda.

— Estamos falando de mais de R$ 1,2 bilhão de investimento em estaleiros novos, em fase de construção ou renovação das instalações. Com o pré-sal, aumentará a necessidade de navios e de mão de obra para construí-los.De acordo com Bueno, para a área em expansão, as principais funções serão engenheiro naval, técnico naval, mecânico, eletricista, instrumentista, técnico de tubulação, pintor, soldador, riscador, montador de andaime e alpinista industrial. Já no setor náutico, a maioria das oportunidades deve ser para laminador de fibra, carpinteiro, marceneiro, mecânico, pintor, eletricista e engenheiro naval.

Com o momento positivo do setor, o secretário afirma que é preciso investir em qualificação para não perder as oportunidades. Segundo ele, o primeiro estaleiro a iniciar o processo de contratações é o Aliança, em Niterói, que vai construir uma nova unidade em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, com previsão de inauguração para maio:

— Ninguém está mais preparado do que o Rio. A nossa é a indústria naval mais tradicional do Brasil, mas vamos precisar de mais mão de obra qualificada do que temos atualmente para preencher essas vagas. Essa é a hora de procurar cursos e se preparar.

De acordo com a previsão da secretaria, além do Estaleiro Aliança, o Alusa/Galvão, em Campos dos Goytacases, o Inhaúma, no Porto do Rio, o Beneteau, em Santa Cruz, e o Intermarine, em Angra dos Reis, terão vagas.

Oportunidades

A previsão do governo estadual é que o estaleiro Aliança abra 1.500 vagas; o Alusa/Galvão, três mil; o Inhaúma, cinco mil; o Beneteau, 600; e o Intermarine, que seria responsável pela montagem de peças para os navios, 200 chances.

Candidatura

Com vagas abertas para diversas funções como encanador, soldador, montador de estruturas navais, pintor, maçariqueiro, o Estaleiro Aliança está recebendo currículos. A maioria dos profissionais deve atuar no novo estaleiro, em São Gonçalo. A expectativa é que sejam construídas 120 embarcações. Os interessados devem mandar e-mail para estaleiroalianca@estaleiroalianca.com.br.

Qualificação

Senai

O Senai-RJ oferece diversos cursos de qualificação e especialização na área. Entre os de qualificação estão ajustador mecânico, montador de estruturas metálicas, caldeireiro, soldador de arame tubular, soldador de eletrodo revestido, soldador TIG, soldador MAG, soldador brasador oxicombustível e pintor industrial. As unidades que oferecem os cursos são o Centro de Tecnologia Senai-RJ de Solda, no Maracanã; o Centro de Tecnologia Senai-RJ Automação e Simulação, em Benfica; e as unidades de Niterói, São Gonçalo, Macaé, Jacarepaguá, Santa Cruz, Duque de Caxias, Campos, Barra Mansa. Informações sobre horários e mensalidades pelo 0800-023-1231.

Faetec

A Faetec tem opções como encanador industrial, básico em calderaria, caldeiraria, inspetor de solda nível I, instalação mecânica de motores marítimos, soldador, soldagem a maçarico, soldagem com eletrodo revestido, soldagem MIG-MAG, soldagem TIG, além do técnico em máquinas navais e técnico em
construção naval. Esses e outros cursos são encontrados nas unidades de Campos, Santa Cruz, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Resende. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2332-4085, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

IWC

O IWC Cursos abriu turmas para inspetores de dutos terrestres e de soldagem N1; inspetores por ensaio visual de soldagem, por partículas magnéticas e por medição de espessura e soldadores TIG-6G, e de arame tubular. O curso para inspetores de dutos terrestres N1 também é oferecido nas unidades de Macaé e Itaperuna. As aulas ocorrem durante a semana, à noite, ou nos fins de semana, em tempo integral. Pode-se fazer a matrícula pelo telefone (21) 2270-0919 ou no site www.iwccursos.com.br, até 21 de março (início das aulas). Há cursos a partir de R$ 1.250. O valor pode ser parcelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário