O território brasileiro conta com grande diversidade de ecossistemas tendo uma flora estimada em, cerca de, 43 mil espécies vegetais da qual mais de 90% é desconhecida quimicamente. Nas restingas fluminenses o número de espécies está em torno de 1.100 e o desconhecimento do seu potencial fitoquímico e biológico é uma grande lacuna ao conhecimento da Biodiversidade. Estes estudos são urgentes, pois, a localização litorânea das restingas desperta uma intensa cobiça econômica, seja para empreendimentos industriais ou residenciais. Desse modo, muitas restingas têm a sua conservação ambiental ameaçada.
Outro ponto que merece destaque é que as restingas possuem diversos fatores limitantes ao estabelecimento das espécies, tais como as formações abertas são caracteristicamente pobres em nutrientes, incapazes de reter água nas camadas mais superficiais do solo arenoso, estão expostas a altas temperaturas do ar e da superfície do solo, submetidas eventualmente à alta salinidade atmosférica e no solo, além da alta radiação luminosa. Esses fatores promovem estresses nas plantas, que pode interferir na produção de metabólitos especiais, dentre eles os terpenóides, compostos fenólicos, alcalóides e outros, o que torna as plantas das restingas potenciais fontes de substâncias para a produção de fitofármacos.
Visando congregar e divulgar os estudos fitoquímicos e de bioatividade desenvolvidos com as plantas das restingas o Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais da Universidade Federal Fluminense em conjunto com o Instituto Vital Brazil e a Faculdade de Formação de Professores da UERJ estão promovendo o III Simpósio Flora das Restingas Fluminenses. Nessa edição o tema será o Potencial Econômico e a Conservação das restingas.
O evento é destinado a alunos, professores, pesquisadores e pessoas que se interessam ou desenvolvam trabalhos nas áreas de florística, etnobotânica, fitoquímica, biotecnologia e atividade biológica com as plantas das restingas.
Maiores detalhes na página do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário